Saiba quais hábitos contribuem para o aparecimento de manchas nos alinhadores e descubra a melhor forma de evitar este problema

Os alinhadores estéticos, cada vez mais, têm se tornado os grandes queridinhos de muitos por aí. No entanto, por serem transparentes, estão suscetíveis às manchas. Além disso, o próprio material do alinhador pode, naturalmente, ficar mais amarelado com o tempo. Portanto, é importante que você cuide muito bem não só de sua higiene bucal, mas da higiene e do armazenamento de seu alinhador.

O que causam as manchas?

O fator principal para o surgimento de manchas nos alinhadores é a ingestão de bebidas com corantes ou outros pigmentos. Por exemplo, café, refrigerantes, açaí, etc. Portanto, recomenda-se que o aparelho seja removido antes do consumo dessas bebidas. E não se esqueça de higienizar os dentes antes de colocá-lo de volta.
Como dito acima, o material do alinhador tende a ficar mais amarelado naturalmente com o tempo. Mas, com alguns cuidados, você consegue evitar esse escurecimento.

Como prevenir o aparecimento de manchas?

A resposta é simples: cuidando muito bem do seu alinhador! Isso significa que você deve sempre retirá-los quando for comer ou beber algo (exceto água). Após a refeição, higienize corretamente sua boca e o próprio alinhador. O recomendado é escová-lo suavemente com um creme dental sem abrasivos, para evitar o acúmulo de placa bacteriana em seu interior e prevenir o desgaste do aparelho. Em seguida, deixe-o de molho no enxaguante bucal sem álcool por alguns minutos.
E não se esqueça: sempre que for retirá-lo, coloque-o dentro da caixinha. Além de proteger o alinhador de quedas, poeira e outras impurezas, você ainda evita correr o risco de perdê-lo.
Os alinhadores são muito eficientes quando o objetivo é corrigir os dentes. No entanto, é muito importante dar uma atenção redobrada à sua higienização. Assim, além de conservá-los por muito mais tempo e evitar manchas, você previne o aparecimento de inflamações gengivais causadas pelo acúmulo de placa bacteriana no interior do aparelho.