Chamamos de oclusão dentária o contato dos dentes superiores com os inferiores que ocorre quando fechamos a nossa boca. Normalmente, os dentes superiores encobrem ligeiramente os inferiores. Quando ocorre um desequilíbrio no encaixe das duas arcadas, pode-se dizer que há uma má oclusão.  

Além de prejudicar a estética do rosto, a má oclusão causa alguns problemas como: dores de cabeça, bruxismo, problemas de dicção e mastigação, zumbidos no ouvido e até alteração da postura.  

Tipos de má oclusão  

Mordida aberta: quando  um espaço entre os dentes superiores e inferiores, que não se sobrepõem, como deveriam, quando a boca está fechada; 

Mordida profunda: quando os dentes da arcada superior cobrem um terço ou mais do tamanho dos dentes da arcada inferior; 

Mordida cruzada:quando alguns dentes superiores não se encaixam em uma posição à frente dos inferiores, que seria a normalidade; 

Sobressaliênciaquando há projeção dos dentes superior para frente causando um distanciamento dos incisivos superiores para os inferiores, dificultando o fechamento da boca. 

Causas 

  • Genética; 
  • Hábitos como o uso constante de chupeta, mamadeira, chupar o dedo;  
  • Problemas respiratórios, como rinite e sinusite; 
  • Alimentação que não estimula o uso da função mastigatória; 
  • Alterações hormonais; 
  • Perda dos dentes decíduos; 
  • Traumas e tumores.  

 

Tratamento  

Nos casos mais sérios, os cirurgiões-dentistas recomendam a correção por meio de cirurgia. Entretanto, dependendo do tipo de má oclusão, o tratamento é feito com o auxílio de aparelhos ortodônticos, podendo levar até dois anos para que a mordida seja corrigida.  

Porém, caso o paciente opte pelo uso de alinhadores estéticos, os resultados aparecem normalmente em alguns meses. Com o planejamento digital, o dentista consegue simular o movimento dos dentes, fazendo com que tenha maior precisão em cada etapa.  

Durante o tratamento com o aparelho, dependendo do caso, o dentista pode solicitar a remoção de um dente ou colocação de uma prótese. Desse modo, os dentes têm mais espaço para se movimentar até a posição correta.