Entenda a importância de manter uma rotina noturna de cuidados com a saúde oral 

Como muitos sabem, para que a saúde de nossos dentes e gengiva esteja em dia, é imprescindível estabelecer uma boa rotina de higiene. Os cuidados variam ao longo do dia, mas é à noite que devemos prestar um pouco mais de atenção e caprichar na limpeza, além de estabelecer algumas boas práticas. Afinal, enquanto dormimos a produção de saliva diminui, tornando a boca um ambiente propício para acumulação de placa bacteriana que, consequentemente, pode trazer diversos problemas para sua boca. 

A seguir, listamos alguns hábitos que devem ser itens obrigatórios em sua rotina noturna de cuidados.  

Escovar os dentes 

Se você é o tipo de pessoa que às vezes vai dormir sem escovar os dentes porque bateu uma preguicinha, hora de repensar este hábito. A escovação deve ser a última coisa a fazer antes de dormir, para eliminar os restos de alimentos das refeições do dia. Utilize uma escova de cerdas macias e cabeça arredondada, e faça a higienização de forma suave, limpando a parte interna e externa de seus dentes. E não se esqueça de escovar a língua!  

Passar fio dental 

Após a escovação, chegou a hora de usar o fio dental. Isso mesmo! Afinal, à noite é o melhor horário para utilizá-lo. Nem sempre a escova alcança alguns espaços entre os dentes, e é o fio dental que ficará responsável por remover os restos alimentares desses locais. Portanto, separe um momento da sua noite para essa higienização, sempre com calma e muito cuidado para evitar sangramentos e machucados 

Diminua o consumo de açúcares 

Se você faz parte do time que sempre belisca um docinho antes de dormir, saiba que isso é bastante prejudicial para a sua saúde bucal. Quando comemos um doce, o açúcar se adere aos nossos dentes. E, ao entrar em contato com as bactérias da nossa boca, são produzidos ácidos que causam sua desmineralizaçãoComo à noite ocorre a redução da produção de saliva pelo nosso organismo, maiores são os riscos de desenvolvimento de placa bacteriana, tártaro e cáriesLogo, se quiser comer um docinho, opte por fazê-lo após o almoço ou bem antes da hora de dormir. E, claro, capriche na higienização em seguida.  

Higienize seu alinhador  

Se você utiliza alinhadores transparentes, à noite é um bom horário para higienizá-lo, já que você passará um bom momento com eles durante o sono. Logo, coloque-os de molho em enxaguante bucal por alguns minutos e, em seguida, eles estarão corretamente higienizados e prontos para o uso.  

A saúde de todo o seu corpo é influenciada por uma boa rotina de higiene bucal. Dessa forma, você evita o aparecimento de doenças como cáries, gengivite e periodontite. Portanto, além desses pequenos cuidados noturnos, é fundamental que você visite um dentista regularmente. Seu sorriso – e corpo – agradecem!