Conheça as causas e as soluções mais indicadas para esse problema tão comum

Sem dúvidas, não tem coisa pior do que passar anos com um aparelho ortodôntico e, pouco tempo após removê-lo, perceber que os dentes estão desalinhando novamente. E a pior parte é que isso é mais comum do que se imagina! As causas vão desde descuidos do próprio dentista, até hábitos prejudiciais do paciente. Entretanto, dependendo do grau de desalinhamento dos dentes, existem soluções capazes de trazer resultados rápidos, evitando assim que o paciente perca mais um bom tempo usando aparelho novamente.

Mas por que isso acontece?

Quando o tratamento é realizado com o acompanhamento de um profissional experiente, as chances dos dentes desalinharem novamente são pequenas. Porém, uma série de fatores contribui para que esse problema aconteça. Por exemplo:

Extração ou perda de dentes após o tratamento

Quando dentes são perdidos ou extraídos, a arcada dentária recebe um “espaço vazio a mais” e, se o tratamento ainda não tiver sido finalizado, o risco dos dentes se moverem para preencher esse espaço é grande. Assim, o ideal é que, caso haja necessidade de extrair um dente, o procedimento seja realizado antes da retirada do aparelho. Já em relação a dentes perdidos, a avaliação de um dentista é primordial para ver a viabilidade de um implante ou outro método para solucionar o problema o quanto antes.

Retirada do aparelho antes do tempo

Quando o tratamento ortodôntico é encerrado antes do tempo, os dentes podem sim retornar à sua posição de costume. Isso ocorre porque as arcadas podem não estar preparadas para a retirada do aparelho. Assim, quando a formação óssea não está completa ou a mordida ainda não está ajustada da forma que deveria, os dentes começam sua tendência de voltar à posição inicial.

Retirada do aparelho ortodôntico sem a orientação de um dentista

Atire a primeira pedra quem nunca teve um amigo que “arrancou” o aparelho por conta própria, porque não aguentava mais o incômodo! Essa atitude pode trazer uma série de desvantagens para o paciente. Dentre elas, a movimentação dos dentes, pelos mesmos motivos citados no item anterior.

Portanto, em hipótese alguma, retire seu aparelho sem a orientação de um profissional!

Falha no uso dos aparelhos de contenção

Quando um paciente chega aos resultados desejados, o aparelho fixo é removido, e o dentista fixa uma contenção na parte interna das arcadas, consistindo em um fio metálico utilizado para impedir a movimentação dos dentes. Além da contenção, aparelhos móveis são bastante indicados.

Entretanto, muitos pacientes fazem uso incorreto – ou simplesmente não usam – esses aparelhos. Logo, não é raro que os dentes, em poucas semanas, comecem a retornar à sua posição inicial.

Falta de acompanhamento médico após o fim do tratamento ortodôntico

Engana-se quem pensa que, ao retirar o aparelho ortodôntico, você não fará mais acompanhamento com o dentista. Para eficácia do tratamento, o paciente deve realizar um acompanhamento de, aproximadamente, um ano após o término do tratamento.

Na consulta, os profissionais avaliarão a movimentação dos dentes e realizarão ajustes nos aparelhos móveis ou contenções prescritas.

Hábitos como roer as unhas ou empurrar a língua contra os dentes

Sim! O ato de roer as unhas ou passar a língua periodicamente contra os dentes podem sim influenciar na movimentação dentária. Portanto, que tal ficar de olho nesses hábitos?

Soluções

O primeiro passo quando o paciente nota os dentes desalinhados é procurar um dentista especializado em ortodontia. Só ele realizará uma avaliação completa, levando em consideração a situação de cada paciente, e definirá o retratamento mais adequado.

Os alinhadores invisíveis têm sido bastante utilizados em retratamentos, principalmente porque seus resultados aparecem em curto prazo e os pacientes normalmente querem fugir das dores e da aparência nada estética dos aparelhos comuns. A adaptação é mais simples e, quando menos perceber, seus dentes já estarão alinhados novamente.

Vantagens

As vantagens de um alinhador transparente mudam a forma com que os pacientes encaram um tratamento ortodôntico, principalmente daqueles que passaram anos utilizando os aparelhos tradicionais.

Eliminando a necessidade de fios e metais dos aparelhos fixos, os alinhadores oferecem liberdade no dia a dia com conforto e resultados excelentes.  Além disso, eles são removíveis, podendo ser retirados para alimentação e higienização, e praticamente imperceptíveis por sua cor transparente.

Certamente, os alinhadores proporcionarão um tratamento rápido, eficaz, moderno e confortável. Já conhece os alinhadores Smart Aligner? Eles são a opção ideal para quem está em busca de um retratamento. Pode confiar!