Conheça as particularidades de cada um e descubra qual o modelo ideal para você

Um sorriso bonito, retinho e com dentes alinhados é o sonho de muita gente. Tanto para questões estéticas, quanto para problemas de mastigação e outros quadros clínicos, o uso de aparelhos ortodônticos tem sido bastante recomendado. Entretanto, muitas pessoas desistem do tratamento pela dificuldade de ter que usar o tradicional aparelho metálico, conhecido por causar desconforto e não ser nada agradável esteticamente. Mas, para a alegria dos pacientes, os alinhadores transparentes chegaram trazendo resultados excelentes, rápidos e sem dor. Quer saber a diferença entre esses dois tipos de aparelho? Só continuar a leitura!

Aparelho metálico

Nossos velhos conhecidos, os aparelhos metálicos são indicados para a correção de problemas funcionais – na mordida, fechamento da boca etc. – como para questões estéticas. Eles são formados pelos bráquetes, colados aos dentes por meio de cimento ou substância adesiva, e um arco de metal, que se fixa a eles.

Antes da colocação do aparelho, é realizada uma série de exames, por exemplo, radiografias, fotografias, além da tão temida modelagem da arcada dentária em gesso. Uma vez colocado o aparelho, o paciente deverá realizar visitas frequentes ao consultório (normalmente mensais) para a manutenção.

Além disso, deverá redobrar os cuidados com a higienização, tendo em vista que o aparelho não é removível e podem surgir diversos problemas bucais caso a escovação não esteja em dia. Outro ponto que deve ser levado em consideração é na hora da alimentação. O paciente deve ser bastante cuidadoso, pois alimentos mais rígidos podem danificar o aparelho.

Tratamentos com aparelho metálico costumam ser mais longos e mais complexos e, no início do tratamento, bastante doloridos. Muitas pessoas se incomodam ainda com a aparência, pois o aparelho não é nem um pouco estético e ainda chama bastante atenção por sua cor e o volume que deixa na boca.

Alinhador transparente

Mais conhecidos como a nova tendência na área de odontologia, os alinhadores transparentes são a realização do desejo daqueles que fugiram dos aparelhos metálicos a vida toda! Moderno, leve e prático, o alinhador é feito de acetato transparente e cumpre o mesmo papel do aparelho tradicional, mas de forma muito mais rápida e eficiente.

Os alinhadores se encaixam perfeitamente aos dentes e podem ser removidos facilmente quando o paciente desejar, facilitando na hora da higienização, alimentação e sem causar dor alguma. Além disso, não fazem volume na boca e não incomodam, nem causam cortes, ao contrário do aparelho metálico.

Quando se trata de estética, eles são o grande destaque, pois, por serem transparentes e muito discretos, são praticamente imperceptíveis. E se você fugiu do aparelho metálico por conta das restrições alimentares, pode comemorar! Com os alinhadores, você pode comer de tudo, uma vez que ele pode ser retirado na hora das refeições.

Os alinhadores são desenvolvidos por meio de ferramentas inovadoras, como scanners e simulares 3D, que mostram os resultados do tratamento antes mesmo dele ser iniciado. Assim, são criados de forma precisa, rápida e de acordo com a necessidade de cada paciente.

As visitas ao consultório, por sua vez, são pontuais, apenas para realizar a troca por um novo par de alinhadores e acompanhar a evolução do tratamento.

Assim, apesar de serem indicados para os mesmos objetivos, alinhadores transparentes e aparelhos metálicos possuem muitas diferenças e particularidades entre si. Cabe a você escolher qual a opção mais adequada à sua situação. Em caso de dúvidas sobre alinhadores, pode falar com a aligncenter que iremos solucionar todas as suas questões!