Será que todos podem utilizar alinhadores transparentes?  

Os alinhadores estéticos transparentes vieram para revolucionar o tratamento ortodôntico e mudar a vida de quem precisa consertar os dentes. Se antes o paciente precisava passar anos com um metal desconfortável e nada atraente na boca, agora ele consegue um sorriso alinhado em poucos meses com um alinhador transparente e confortável, que pode ser removido a qualquer hora.  

Para que servem os alinhadores? 

Os alinhadores estéticos cumprem o mesmo papel do tradicional aparelho fixo, mas com as particularidades de serem praticamente imperceptíveis, confortáveis, removíveis e fáceis de higienizar. O ideal é utilizá-los por, no mínimo, 20h por dia para chegar ao resultado desejado. Eles devem ser retirados apenas na hora das refeições e higienização bucal.  

São indicados para: 

  • Dispositivo estético de contenção; 
  • Dentes separados; 
  • Apinhamento moderado; 
  • Diastemas moderados;  
  • Maloclusões leves; 
  • Mordida cruzada; 
  • Mordida aberta; 
  • Sobremordida. 

Além disso, costumam ser muito utilizados por quem já usou aparelho metálico e não chegou ao resultado desejado ou sentiu que os dentes voltaram a entortar após sua retirada.  

Existem contraindicações?  

Sim. Os alinhadores não podem ser utilizados por crianças que ainda possuam dentes de leite, ou pacientes com pontes móveis, próteses dentárias ou doenças periodontais e gengivais graves. Além disso, também não são recomendados para casos muito extremos de alguma maloclusão. Neste caso, o tratamento deve ser feito combinado com algum outro método, ou então o paciente deve recorrer a outro tipo de aparelho ortodôntico, sempre com o acompanhamento médico.  

Em suma, os alinhadores estéticos são considerados muito eficientes e um substituto eficaz dos aparelhos metálicos fixos. Entretanto, apesar de trazerem resultados ótimos na maioria dos casos, quem possui um problema mais grave deve realizar uma avaliação com um profissional para ver a viabilidade ou não do uso dos alinhadores.