Uma das vantagens dos alinhadores é o conforto. Mas será que você não vai sentir dor em nenhuma etapa do tratamento?  

Os alinhadores estéticos são a opção ideal para quem precisa corrigir a posição dos dentes, sem abrir mão do conforto, da estética e da rotina do dia a dia. Eles são feitos de material flexível e com design simples e discreto, o que faz com que se tornem imperceptíveis em nossa boca. Mas será que eles incomodam nos primeiros dias de uso?  

E a resposta é sim! Mas calma, que a dor é bem fraca quando comparada ao incômodo causado pelos aparelhos metálicos. Os alinhadores produzem forças intermitentes leves que reposicionam os dentes, gerando uma pequena pressão. Ao retirar o aparelho para alimentação e higienização, o incômodo torna-se praticamente inexistente. Mas lembre-se: essa sensação aparece apenas nos primeiros dias de uso do novo par de alinhadores. Com o decorrer do tratamento, o paciente vai se adaptando e a sensação diminui.  

Como aliviar o incômodo?  

Existem algumas medidas que podem ser adotadas para minimizar as dores causadas pelo aparelho. Uma delas é a ingestão de água gelada ou a aplicação de compressas frias do lado externo da boca. A sensação térmica ajuda a controlar a dor por meio da contração dos vasos sanguíneos próximos aos dentes.  

Além disso, os chás calmantes, como o de camomila, são uma ótima escolha. Eles diminuem a dor causada pela pressão sobre os dentes, acalmando a região da gengiva.  

Sentir dor nos primeiros dias é normal e, com as dicas acima, você vai conseguir um alívio considerável dos sintomas. Mas lembre-se: se a dor persistir por mais de uma semana, fale com seu médico e agende uma avaliação para identificar a causa.